É direito de todos os alunos terem uma escola unificada, onde todos tenham que ser tratados de maneira igualitária. Porem não e bem assim que as coisas funcionam, e difícil falar de uma escola igualitária quando se tem uma vasta heterogeneidade dentro das escolas.
Quando falamos de escola única para todos, trata de uma escola onde respeite e tenha estrutura para acolher as mais variadas diferenças possíveis encontradas na escola, e na sala de aula, sejam essas diferenças, culturais, religiosas físicas ou ate mesmo mentais. Mas, infelizmente a grande maioria das escolas não possui estrutura e profissionais (professores e demais funcionários) preparados para receber estes alunos.
Também existe um grande problema na escola unificada que é a do professor usar metodologias que atenda todas as diferentes formas de aprendizagem dos diversos alunos, uma vez que cada aluno apresenta de uma forma bastante particular, diferentes meios de aprendizagens. Existem aqueles que aprendem ouvindo, outros que aprendem escrevendo, outros que preferem ver entre outras diferenças, e isso deve ser levado em conta quando um professor planeja sua aula ele deve olhar para todos os alunos e desenvolver uma metodologia onde possa assegurar a todos um mesmo nível de aprendizado.
Essa é a grande dificuldade de se construir de verdade uma escola igualitária, porem não e impossível, desde que os professores sejam treinados para isso desde sua formação inicial, e as escolas sejam construídas pensando nessa heterogeneidade.
Postado ´por: Renato Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário