A educação é à base de toda sociedade e a única forma que o ser humano possui para transmitir os valores que a rege. Ela tem um papel crucial para formação de homens e mulheres que iram ser responsáveis pelo desenvolvimento de um determinado país.
O direito a educação é algo que deve ser acessível a todos, mais que está longe de se torna realidade. A diferença socioeconômica é a principal causa dessa desigualdade educacional. Em um país regido pelo capital, é difícil que a igualdade seja colocada em prática. A privatização das escolas é um meio que os responsáveis, que possuem uma renda família considerada alta, encontraram para suprir a grande falta do governo para com a educação. Dessa forma o dever do Estado, que é de torna o ensino de qualidade algo igualitário e acessível, independendo de classe social, não passa de um sonho coletivo a todos os cidadãos.
A escola é responsável pela formação dos futuros profissionais de nossa nação, mais antes dos profissionais devemos forma cidadãos. Devido a isto, a socialização das escolas é de grande importância para que o homem cresça habituado a vida social. A preparação de educadores qualificados para exercer o oficio de professor, possui também um papel fundamental nessa formação. A falta de estimulo governamental para essa categoria, os salários baixos e a freqüente violência nas escolas, irá resultar na falta de educadores afetando as gerações futuras. É bem verdade que o professor é o profissional que possui uma grande responsabilidade, que é de forma seres humano.
Portanto, pode-se dizer que a situação da educação em nosso país, está longe de ser a ideal. Só nos resta acreditar que um dia a venda nos olhos de nossos governantes irá cai, e eles iram perceber que sem educação a humanidade não anda para frente. Torcemos para que não seja tarde demais.
(Fellipe Albano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário