Educação é aquilo que fica
depois que você esquece o
que a escola ensinou.

Albert Einstein

sábado, 21 de maio de 2011

Grandes pensadores

João de Deus
João de Deus
João de Deus nasceu no dia 8 de março de 1830 em São Bartolomeu de Messines. Cursou direito aos 19 anos na Universidade de Coimbra, ao acabar o curso dedicou-se ao jornalismo e a advocacia.
João de Deus foi também um grande poeta lírico muitas de suas obras estão reunidas na coletânea “campos de flores.” Mais só no ano de 1876 perante a descrença que cairá o método de ensino da língua portuguesa é que João de Deus envolve-se nas campanhas de alfabetização, quando escreve a Cartilha maternal.
Fundou a Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus em 1882. E começou a dar formação educacional gratuita a adultos usando o método da cartilha, que iriam trabalhar como professores do método de João de Deus, e sairiam em missão de alfabetização pelo pais.
Cartilha maternal de João de Deus
A Cartilha maternal foi um novo método de ensino da leitura na qual mostrava letras incluídas em palavras alem de mostras os vários fonemas de cada letra, assim A cartilha maternal foi rapidamente tornado-se o método preferido para a iniciação a leitura dos professores de português daquela época. No ano de 1882 um decreto parlamentar tornou obrigatório o uso da Cartilha maternal nas escolas de português, essa obrigatoriedade foi mantida ate o ano de 1903, quando passou a ser facultativo.
Com certeza João de Deus revolucionou a educação da língua portuguesa o que rendeu a ele muitas homenagens quando ainda vivo e depois de morto. E hoje depois de 135 anos, ainda há muitos que lembrem da cartilha maternal e que ainda prefere esse método inovador no ensino inicial da leitura.
POSTADO POR:Renato Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário