Ao longo da historia das escolas, nos deparamos com praticas autoritárias e ate mesmo meio que militares no processo da educação.
Num passado não tão distante vemos as praticas de castigos que feria os princípios morais e éticos tal como as formas de castigos físicos aplicados nos alunos como: a palmatória, puxões de orelhas, xingamentos e ate botar alunos de joelhos sobre milho.
“o professor nos chamou para o argumento, a sabatina matemática.
Levantamos. Fizemos a roda tradicional e ele começou: "três vezes oito" (apontava para um aluno, o qual tinha que responder); "noves fora" (apontava para outro); e, dessa forma prosseguia com a avaliação.
Quando um aluno não respondia no tempo dado por ele, ou respondia errado, ele apontava a palmatória para o próximo, e para o próximo, até que um respondesse corretamente. Então esse adquiria o direito de correr a roda, dando bolos de palmatória nos colegas.”
Levantamos. Fizemos a roda tradicional e ele começou: "três vezes oito" (apontava para um aluno, o qual tinha que responder); "noves fora" (apontava para outro); e, dessa forma prosseguia com a avaliação.
Quando um aluno não respondia no tempo dado por ele, ou respondia errado, ele apontava a palmatória para o próximo, e para o próximo, até que um respondesse corretamente. Então esse adquiria o direito de correr a roda, dando bolos de palmatória nos colegas.”
Fonte: Testemunho do Prof. Izaias Resplandes
Publicado no Recanto das Letras em 26/09/2009
Código do texto: T1833248
Código do texto: T1833248
Disponível em: < http://recantodasletras.uol.com.br/artigos>
Antes os professores eram vistos como uma pessoa má que botava medo nos alunos e só eles, apenas eles eram os donos do conhecimento. Os alunos não podiam se impor ou expressar suas opiniões.
Podemos perceber no testimunho que a metodologia do ensino de antigamente era simplesmente de decorar. E o medo de levar uma palmatoria levava esses alunos a realmente decorar a tabuada de uma tal maneira que eles jamais esqueciam.
Infelizmente ainda hoje nos deparamos com situações parecidas com essas, apesar da palmatoria ter se extinguido, ainda existem muitos professores que tratam mal os seus alunos, desrespeitando e punindo de maneira exagerada.
“ Colocado de castigo pela professora atrás da porta da sala de aula, um garoto de sete anos acabou sendo esquecido no local e lá ficou por mais de quatro horas até ser encontrado pela mãe, às 19h20, quando a escola já estava fechada.
O garoto, que estuda na escola municipal de educação fundamental Saline Abdo, na periferia de Nova Odessa (126 km a noroeste de São Paulo), foi punido pela professora por não devolver um livro emprestado da biblioteca.
O garoto, que estuda na escola municipal de educação fundamental Saline Abdo, na periferia de Nova Odessa (126 km a noroeste de São Paulo), foi punido pela professora por não devolver um livro emprestado da biblioteca.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16475.shtml
Com isso só nos resta a pergunta: será que a educação realmente mudou? E o que falta para que educação mude de verdade?
POSTADO POR: Renato Xavier
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