Educação é aquilo que fica
depois que você esquece o
que a escola ensinou.

Albert Einstein

segunda-feira, 28 de março de 2011

resumo fundamentos da educação(fellipe)

                       Com o decorrer dos séculos encontramos uma grande diversidade de povos, culturas e costumes, que nos levam a perceber grandes mudanças na sociedade, dando origem, no futuro presente, as sociedades que hoje conhecemos.
                      Atualmente, vivemos em uma sistema capitalista totalmente regido pelos valores socioeconômicos , que ditam o que um individuo possui, aumentando ou diminuindo as oportunidades  que esse individuo terá ao decorrer de sua vida. Ao contrario da sociedade agrícola, que todos os seus indivíduos, por meio da coletividade, trabalham para o crescimento  de um todo ,não existindo diferenças de classes , aprendendo  um oficio que iram levar para vida toda.frente a isso podemos dizer que o   capitalismo é totalmente individualista na busca pelo crescimento.
                  Os povos agrícolas, diferente dos nômades, possuem residência fixa e dominam conhecimentos técnicos de cultivo da terra, conhecendo as artimanhas da natureza e prevendo possíveis mudanças climáticas. Esses conhecimentos, por sua vez, são registrados por meio de um sistema de escrita, e passados para as gerações futuras, através das instituições de ensino (escolas). Já as comunidades nômades por não possuírem moradia fixa, acumulam conhecimentos passados verbalmente de pai para filho. Essas sociedades vivem em constante migração. A escassez de recursos é o principal motivo deste habito de constante mudança, habito esse que pode ser classificado como primitivo pela falta de técnicas de reposição desses recursos escassos.
               No entanto, essas diferenças de sistemas levaram o ser humano a crê que a sociedade é necessária, para o avanço de qualquer espécie existente. A divisão de direitos e deveres é essencial para o crescimento e o desenvolvimento comunitário.

3 comentários:

  1. Bom, o texto foi bem elaborado você Conseguiu de uma maneira clara, objetiva e bastante resumida aborda as três sociedades (nômades, agrícolas e capitalistas) fazendo sempre a comparação entre uma sociedade e outra.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a forma que Fellipe abordou o assunto,Ele conseguiu apresentar de uma forma bem compreensível,deu pra entender como foram surgindo as diversas formas de sociedades.Um bom resumo.

    Postado por Rayana vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Felipe, o seu texto ficou bom, todavia, em algumas frases falta conexão e em outras a frase precisaria ter sido mais desenvolvida.

    ResponderExcluir